EU E AS MÍDIAS...
A participação no Proinfo, nesses últimos meses, possibilitou uma reflexão acerca da nossa relação com as mídias. Pela primeira vez, depois do meu contato com o mundo virtual, há pouco mais de 10 anos, tive a oportunidade de parar para pensar no assunto... e no exercício de puxar pela mente, lembrei de como isso foi uma experiência marcante. Antes de ter contato com computador e afins, via isso como coisa de TV ou cinema, ou seja, um mundo ainda um tanto fantasioso. Então tive oportunidade de fazer um curso de computação, nos idos de 1997, com o objetivo de operar um PC que a Paróquia de Nossa Senhora da Guia adquiriu para agilizar os serviços na Secretaria Paroquial. As etapas do curso, até chegar ao Windows, eram bem interessantes: IMI (Introdução à Microinformática), MS-DOS, etc. - coisas da Idade Média da informática, mas necessárias para se compreender esse mundo que chegava com força total. Depois do curso, que durou cerca de 9 meses, foi só colocar em prática - o que realmente é mais interessante! O contato com a internet veio depois, tornando-se mais frequente no laboratório de informática da UFRN (Campus de Caicó). Na verdade, quando nos envolvemos com o processo de acesso e uso das mídias, da internet e da informatização, entramos num mundo sem saída, já que ele tem um poder de prender as atenções e de moldar comportamentos. Tudo se torna mais fácil e atraente. As fronteiras se tornam inexistentes e o mundo se torna muito mais pequeno, reduzido a um sem número de bytes e megabytes elevados à potência infinita. Hoje não consigo imaginar o mundo sem essa tecnologia. E mais: imagino o quão desenvolvido e tecnológico será o tempo futuro, um futuro não tão distante de nós. Só desejo que a humanidade possa se beneficiar de tais melhorias e que todos tenham acesso a esse conhecimento, que é fruto da genialidade humana e que deve estar a serviço de todos os homens.
Nenhum comentário:
Postar um comentário